A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) promoveu entre os dias 25 e 27 de Janeiro de 2017, na Vila do Songo, um Workshop dos membros da JOTC (Joint Operations Technical Committee), composto pelas autoridades e instituições que velam pela gestão de águas da bacia do Rio Zambeze, bem os operadores das respectivas barragens em Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.

O Workshop debruçou-se sobre a situação actual da Bacia do Zambeze face à situação de seca, que assola a região austral de África há 2 anos. Desenvolveu-se ainda reflexões em torno das melhores práticas de exploração das barragens de forma sustentável, quer ambientalmente, quer do ponto de vista de operação.

O encontro serviu ainda para a troca de experiência no âmbito da implementação dos vários projectos em curso e em preparação.

A JOTC é um organismo de consulta dos países operadores de barragens situadas no Rio Zambeze. Foi criado no ano 2000, tendo como membros fundadores a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, ZRA, ZPC, ZESCO, Direcção Nacional de Águas de Moçambique e ARA-Zambeze.

O objectivo da JOTC é de estabelecer coordenação entre as barragens implantadas no Rio Zambeze por forma a optimizar a gestão das respectivas albufeiras e barragens, contribuindo assim para uma gestão integrada e sustentável, quer do ponto de vista ambiental como do ponto de vista de salvaguarda de vidas e bens das populações ribeirinhas deste grande curso de água que atravessa o Continente Africano.

Source: Hidroeléctrica de Cahora Bassa, “The Pride of Mozambique”

 Like

 Like

 Like

 Like